terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Trólei


O trólei é uma vara (haste) metálica, constituída por várias secções cilíndricas, uma base e uma roldana. Por intermédio de um conjunto de molas, na base, a roldana é encostada à linha (fio de trólei) aérea sob determinada pressão. Os carros eléctricos com Bogies têm dois tróleis devido ao seu comprimento.


A cabeça de captação de corrente é composta por uma roda com um ponto de lubrificação que gira em torno de um eixo, que por sua vez se encontra ajustado e fixo a uma forqueta. Esta forqueta está ligada a uma vara giratória em torno de uma base que é formada por um conjunto de molas de forma a pressionar a roda sobre o fio de trólei.

A base é isolada electricamente nos pontos de fixação ao tejadilho da carroçaria do Carro Eléctrico. A manobra de colocação da vara de trólei no fio é executada por intermédio de uma corda que é recolhida num sarilho.

Em vários locais da rede é frequente a vara saltar, devido à ausência de um valor de ensaio de pressão sobre a mesma, a falta de alinhamento do fio de trólei e acessórios (cruzamentos, agulhas, etc.), assim como a ligeira rotação da forqueta devido às sucessivas inversões de marcha com a troca de posição da vara, provocando torção e deficiente ajuste com o fio de trólei.

Este mau funcionamento provoca um desgaste prematuro do fio de trólei e forte degradação da cabeça de captação de corrente com a indisponibilidade do equipamento. Qualquer órgão deve funcionar em condições que proporcionem a maior eficácia, economia dos meios e segurança, executando a função requerida.

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